quarta-feira, 17 de abril de 2013

Congresso terá cobertura em tempo real: conheça o time

Todos os anos, a Mega Brasil Comunicação reúne um grupo de profissionais formado por jornalistas, RPs, blogueiros e outros executivos de Comunicação para a cobertura jornalística do Congresso Mega Brasil de Comunicação, considerado o maior e mais completo de comunicação em toda a América Latina.
Um mês antes, cada um escreve em seu blog ou neste aqui, a exemplo de posts já publicados,  elaborados por Douglas dos Reis, Adriana do Amaral e Patrícia Dantas. Com pelo menos um post sobre alguma palestra, ou mesmo sobre sua experiência de participação, cada um dá uma palha do que vai acontecer, de 23 a 25 de abril. Tudo é repercutido nas mídias sociais, mais especificamente no Twitter, Facebook, Linked In e G+.
Durante os três dias de congresso, eles vão se revesar para assistir às palestras, conferências e eventos de lançamento e homenagens que integram a programação,  e imediatamente após cada uma, vão escrever, contando aos leitores do Jornal da Comunicação Corporativa, deste blog, e quem acompanha a Fanpage da Mega Brasil no Facebook e seu twitter as novidades trazidas pelas agências e profissionais estrangeiros e nacionais no campo da Comunicação em suas quatro vertentes - Marketing, Imprensa, Digital e Pública.  A cobertura jornalística também inclui entrevistas com palestrantes e convidados pela rádio Mega Brasil online, capitaneada pelos jornalistas Cássia Gargantini e Sergio Lapastina. Conheça, abaixo, cada um dos membros da equipe de cobertura deste ano, e aproveite para interagir com eles pela hashtag do evento:  #congresso4em1.


Vany Laubé
Coordenadora da cobertura online e editora (JCC)
Jornalista com mais de 20 anos em Comunicação Empresarial, pelo 5º ano coordena a equipe de cobertura online do Congresso. É diretora da + Mosaico Negócios & Comunicação. Ganhadora do prêmio ABERJE (melhor newsletter externa/1988), foi a 1ª jornalista a manter um site de dicas de AI e Comunicação para jornalistas e estudantes, em 2003. Organizou o 1º livro de contos sobre o mercado brasileiro de e-commerce (2011), foi assistente de pré-edição do livro 2000-2010: Da Reflexão a Ação – Por uma Cultura de Paz, para a ONG Palas Athena (2010), e traduziu o livro Mobilidade 2000, para o CEBDS (1999). Indicada para a 8a. edição do Troféu Imprensa (2012), pelo trabalho do blog Mosaico Social, é parceira da Mega Brasil desde 2001, e pilota, desde 2009, o boletim semanal Mosaico Social, na rádio Mega Brasil online.

Marcos Masini
Editor de Mídias Sociais
Jornalista, Assessor de Imprensa, Webwriter. Fez parte da Equipe de Mídias Sociais da campanha presidencial da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva de junho de 2010 a julho de 2012. Atualmente é responsável pela área de mídias sociais da Dinaweb – agência de Marketing Digital. Tem sido congressista do evento por dez anos, e este é o seu 3º ano como membro da equipe de cobertura. Atuou como subeditor no ano passado e, este ano, responde pela divulgação nas mídias sociais.

Adriana Cristina Alves do Amaral
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social do Instituto Metodista de Ensino Superior (atual Universidade Metodista)  turma de 1984. Trabalhou na Voith Hydro de 1994 a 2011, ano em que foi convidada a integrar a equipe de cobertura pela 1ª.vez. Graças ao seu jeito tranquilo, cativante e agregador – um verdadeiro fio terra no meio da loucura da cobertura, tem sido sempre convidada a voltar a integrar a equipe.

Bruna Torres
Estagiária de Marketing na empresa Sonae Sierra
Estuda em Faculdade de Americana. É uma das Gargantini's Girls. Ama web design e já passou por diversas experiências como curso de gastronomia e também trabalhos manuais. Morou fora do país por 6 meses para fazer intercâmbio, mas   não troca meu país por nenhum outro.

Clarinda Alcatrão
Atua em assessoria de imprensa. Participou da organização do Congresso dos Jornalistas, do Sindicato dos Jornalistas em Agosto de 2008 e do Encontro com Assessores de Imprensa, organizado um ano antes.

Daniela Catelli
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista (UMESP) com nota máxima no TCC. com documentário "Utopia no Quintal -  Permacultura e Cidade". Em 2012,a obra foi exibida pelo Instituto Perma Rio e no Festival Globale Rio, (RJ), no 1˚ Festival de Cultura USE AEM Praia do Sono,em Paraty (RJ,)e em Florianópolis (SC). Transmido em versão reduzida no Repórter Brasil da TV Brasil, o documentário ultrapassou 25 mil visualizações no Youtube e Vimeo. Contemplada com o Prêmio Destaque 2011 de Melhor Reportagem Especial para Rádio
oferecido pela UMESP

Douglas dos Reis
Relações Públicas pelo Centro Universitário FECAP. Captador de recursos e articulador de parceria para projetos culturais e esportivos. Nas horas vagas organiza eventos escolares. Bem humorado, dinâmico, pró-ativo, pauta sua carreira com seriedade e prazer em todas as atividades com as quais está comprometido.

Laís Silva dos Santos
Estudante do 5º semestre de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, na FAM - Faculdade de Americana.
Trabalha atualmente como auxiliar administrativa e de comunicação na empresa Oficina de Beleza, onde atua há 4 anos e 7 meses.

Maurity Cazarotti
Natural de Uberlândia, MG, virginiano e blogueiro desde 2004. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Fez estágio na área de AI no Hospital Santa Catarina em Uberlândia e atualmente é Analista de Negócios na área de marketing da empresa Algar Telecom. Tem vontade de um dia ser radialista esportivo e narrar um gol do time de coração.

Patrícia Dantas
Formada em jornalismo, tem experiência em comunicação interna e externa, com passagens em redações e agências. Recentemente, atuou como coordenadora editorial na Casa da Imprensa (CDI). Participou da cobertura do congresso em 2009.

Raissa Lynn de Souza Baldim 
Estudante do 7º semestre de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, na FAM - Faculdade de Americana. Atualmente é estagiária de assessoria de imprensa e comunicação na empresa Gargantini Comunicação Estratégica, onde atua há 4 meses.

Cassia Gargantini 
Editora da cobertura da Rádio Mega Brasil e âncora da Rádio Mega Brasil
Jornalista e professora da Faculdade de Americana. Parceira editorial da Mega Brasil pelo terceiro ano, tem divulgado o evento, além de ser responsável por trazer pessoas do interior que vão atuar na cobertura durante o Congresso. É diretora da Gargantini, que entra como apoiadora editorial do evento. Este ano, é uma das âncoras da Rádio Mega Brasil Online e coordenará o trabalho da equipe da Rádio.

Sergio Lapastina
Âncora da Rádio Mega  Brasil
Jornalista com pós-graduação em Marketing e em Comunicação de Marketing, é escritor, cronista, articulista e integrante de diversos Grupos de Estudos em Comunicação e Marketing. Finalista do Prêmio Comunicação de Valor -2001 e do Prêmio Personalidade da Comunicação Empresarial – 2002. Autor de cases premiados pelas mais importantes associações, empresas e entidades nacionais. É autor dos livros “Frente a Frente – Manual de Relacionamento com a Imprensa”, “Frei Bolinha, companheiro de São Francisco – uma história de boa vontade” e tem textos publicados na coletânea “Comunicação Interna II – a força das empresas”





Felicidade na Comunicação: utopia ou realidade?

Por Patrícia Dantas

Você está feliz onde trabalha? Essa pergunta provavelmente todo mundo já se fez. A resposta pode ser um simples sim ou não. Mais difícil é definir precisamente um tema tão subjetivo: “Existem algumas maneiras de compreensão sobre o que é felicidade. São sensações positivas que as pessoas sentem ao longo do tempo, momentos prazerosos, sob o ponto de vista das emoções”, diz Alexandre Teixeira, autor do livro Felicidade S.A. e um dos palestrantes do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013
Teixeira é jornalista de Economia e Negócios, com 21 anos de Redação. “Na maior parte desse tempo, posso dizer que fui muito feliz”, revela. Para ele, a felicidade no trabalho pode ser traduzida pelas sensações de ter realizado um bom projeto, ser  reconhecido por parte de colegas ou superiores, ter autonomia sobre a carreira ao sentir que absorve, por exemplo, mais tarefas e responsabilidades. “São emoções que podem inclusive ser mais significativas que a própria remuneração”, avalia.
Ser feliz no ambiente de trabalho é estar envolvido com algo que dê prazer e seja envolvente, como alguém que tem o hábito de correr cinco, seis, sete quilômetros sem perceber o esforço físico. “A atividade é tão intensa que a pessoa não se dá conta do tempo. Nada mais pode importar, enquanto ela realiza aquela tarefa”, comenta. Segundo o jornalista, outros estudiosos acrescentam um terceiro elemento sobre o tema. Seria como fazer algo relacionado a uma causa, levantar uma bandeira e “contribuir efetivamente em algum projeto que impacta a vida de outras pessoas”.
A Felicidade e a Comunicação
No universo de redações e agências, o tema está longe da agenda dos executivos. Sobretudo nos meios de produção jornalísticas, como TVs, rádios, publicações impressas diárias ou semanais, cujas equipes de profissionais se encontram cada vez mais enxutas. “Estamos vivendo no meio de uma crise conjuntural econômica, com mercado de anunciantes retraído e mudança no hábito do consumo da informação. Claro que fazer mais com menos prejudica a qualidade de vida e compromete o resultado de trabalho. Acho preocupante e nocivo. Infelizmente, os gestores estão de costas pra isso”, lamenta. 
Mas nem tudo está perdido. Apesar do movimento pela busca da felicidade caminhar a passos de tartaruga na área da Comunicação, empresários de outros segmentos estão mais atentos à questão. Para escrever o livro, o autor colheu depoimentos de executivos de grandes empresas, como Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Pão de Açúcar; Sergio Chaia, ex-presidente da Nextel; Luiz Seabra, fundador e presidente do Conselho de Administração da Natura, entre outros. “Aqueles que passaram por questionamentos pessoais e amadureceram a ideia fizeram um movimento de levar a felicidade para dentro das empresas”, acredita.
O desafio de promover um ambiente de trabalho mais feliz e saudável é gigante e novos conceitos começam a surgir no mercado, como é o caso do employer branding, iniciativa que envolve as áreas de Recursos Humanos e Marketing, com foco em projetar a marca para atrair e reter talentos, profissionais mais capacitados e qualificados. “É uma ideia bem nova que vou abordar na minha palestra”. 
Quer saber mais sobre a felicidade no trabalho? Participe da 16ª edição do Congresso Mega Brasil, a ser realizada de 23 a 25 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e confira a palestra do jornalista Alexandre Teixeira, dia 23 de abril, próxima terça-feira, das 15h20 às 16h30.