sexta-feira, 22 de março de 2013

Atração internacional, Bob Bejan, do MSL Group, aposta em comunicação mais honesta e autêntica

Bob Bejan é uma das atrações internacionais da 16ª. Edição do Congresso Mega Brasil, de Comunicação. Diretor mundial de Desenvolvimento do MSL Group, com sede em Paris, ele, que esteve apenas uma vez no Brasil para promover um show produzido para as Tartarugas Ninja, está bastante animado para ver o que mudou no país que hoje “é o centro das atenções do mundo, não somente nos esportes, mas em negócios e tantas outras coisas”.  
A Bejan caberá falar sobre A Importância da criatividade para Alavancar resultados aos Negócios, assunto sobre o qual certamente vai discorrer de forma bastante natural, considerando que sua ida ao MSL Group deveu-se justamente ao caráter inovador de seu trabalho. Depois de anos na Microsoft, tendo sido responsável por tornar o serviço online na Web, Bejan criou, em 2003, o PBJS, Inc., um estúdio digital criativo especializado em design, execução e gerenciamento contínuo de sistemas de marketing baseados em dados, com foco em Marketing Digital, Comunicação Corporativa e Produção Criativa.  O estúdio foi adquirido pelo Publicis Groupe em 2008 e hoje integra o ao MSL Group, onde Bejan também atua como Diretor de Inovação a serviço.  
Em sua breve entrevista ao blog, ele comparou o mercado brasileiro a um jovem com alto grau de sofisticação, disse que o mercado vive um momento fantástico com bastante espaço para inovação e empreendedorismo, deu dicas a quem quer começar um negócio digital e acredita que as empresas precisam ser mais autênticas e honestas, não apenas com os consumidores de suas marcas, mas com seus funcionários. 
#congresso4em1: “Como você vê o mercado brasileiro de comunicação hoje, em comparação com o mercado americano e europeu?”
BB: “Ao mesmo tempo em que o Brasil é um mercado extremamente jovem, ele possui um enorme grau de sofisticação. Nossos escritórios aí estão fazendo um trabalho extremamente emocionante ao mesmo tempo complicado, considerando a variedade de indústrias e o seu enorme crescimento. É um momento incrível para consolidar negócios em um mercado com tamanho dinamismo.”
#congresso4em1: “O caso da compra de sua empresa pelo MSL Group pode ser considerado tendência neste mercado digital?”
BB: “Vivemos um momento fantástico e há muito espaço para inovação e empreendedorismo em todos os níveis. O conselho que eu daria para qualquer pessoa que esteja tentando começar algo é primeiro saber o que quer fazer e o que quer que este negócio seja. É fundamental ser claro consigo próprio sobre onde você está, para onde quer ir e como quer que essa história termine. O resto é manter o foco e trabalhar duro todos os dias. Não existem atalhos para o sucesso; é levantar e fazer as coisas a cada dia, dia após dia.”  
#congresso4em1: “O big data é uma das tendências para o mercado digital em 2013. Como você vê isso?” 
BB: “O uso do BIG data e de informações de todos os tipos é o aspecto mais importante do trabalho que fazemos todos os dias, se queremos alcançar o sucesso, otimizar campanhas e a comunicação ou mesmo, trazer pra perto nossos consumidores e audiências. E este uso será ainda mais importante quanto mais capazes formos de realmente medir e  compreender essa medida, como ela se relaciona com o trabalho e as histórias que criamos. À medida que isso for ocorrendo, poderemos fugir do caráter subjetivo do nosso trabalho e desenvolver relacionamentos mais reais e autênticos entre nossos clientes e as pessoas com quem eles querem se comunicar.  O uso do big data tem implicações importantíssimas para nosso negócio e tudo o que fazemos em comunicação. E isso é incrível.”
#congresso4em1: “Tivemos a internet, a web 2.0. a web 3.0 com tudo convergindo para mídias e plataformas. O que será o futuro do relacionamento entre empresas, funcionários e consumidores?” 
BB: “Toda a tecnologia vem criando um relacionamento mais pessoal e emocional entre estas três partes. A tecnologia aliada à nossa habilidade de estarmos conectados o tempo todo significa que para onde vamos levamos este relacionamento. Tanto isso é verdade, que há uma necessidade cada vez maior das empresas serem mais autênticas e honestas com seus clientes e as pessoas que trabalham para elas, criando um relacionamento mais saudável do que jamais se viu no passado. Sou extremamente otimista sobre isso e acredito que veremos estes relacionamentos sendo construídos com mais empatia e compaixão, simplesmente porque é assim que tem que ser.”
A conferência de Bob Bejan está marcada para o dia 24 de abril, às 18h20, no auditório do Centro de Convenções Rebouças. Se você ainda não se inscreveu, não perca as promoções da Mega Brasil para participar de três dias de apresentações e discussões sobre as tendências da comunicação. Aqui