segunda-feira, 23 de abril de 2012

Esportes e Comunicação: só em time para conseguir bons resultados


Numa época em que os holofotes do Brasil se voltam para a recepção da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016, um tema que não poderia ficar de fora neste #congresso4em1 é o da integração da comunicação com o esporte como alavanca de marketing de negócios.  A hora é agora e o maior congresso de comunicação corporativa da América Latina vai abordar o tema através da palestra “Como usar a plataforma do esporte para gerar proximidade e relacionamento das marcas com diferentes públicos” da diretora-executiva da Ketchum Sports & Entertainment global (KSE), Ann Wool.

Para Ann, que esteve recentemente no país para o lançamento da Ketchum Sports & Entertainment Brasil, ocasião em que a agência criou este material para divulgar a iniciativa, o país tem um enorme potencial para as ativações de RP através do esporte. “O crescimento acelerado da classe média criou um mercado com inúmeras oportunidades para a comunicação. As marcas estão procurando novas maneiras, cada vez mais eficientes,  de fidelizar seus públicos por associação ou conexão deles a suas paixões. Neste sentido, os esportes, a música e o uso de embaixadores de marca têm trazido excelentes resultados de awareness, disse, com exclusividade, para este blog.

Ann vai explicar que a criatividade é o caminho para as marcas se destacarem. “Potencializar os investimentos feitos em ações de RP com melhores resultados passa pelo que chamamos de ativações integradas e isso, para nós, envolve transcender o nosso trabalho para o espírito de time, como acontece dentro de esportes coletivos. Assim, será comum ver uma equipe totalmente integrada representando as ações de PR, marketing de eventos, publicidade, compra de mídia e marketing de guerrilha, as ações digitais /sociais, enfim, um time co-criando e executando uma campanha em torno de uma única plataforma. E isso vale tanto para Jogos Olímpicos como um Rockn Rio.  E concluiu: Iniciativas 360 graus fazem com que a ação ultrapasse o efeito de simples buzz e realmente criem impacto duradouro e lembrança de marca no consumidor

A palestra de Ann Wool fecha os trabalhos do dia 30 de maio, quarta-feira, das 18h20 às 19h10. A seguir os congressistas estão convidados para o lançamento do AnuárioBrasileiro de Comunicação Corporativa 2012, com conferência do diretor do Grupo Estado, Ricardo Gandour.