quarta-feira, 30 de março de 2011

M2C: Bem-vindos, as mídias sociais estão mortas

A indústria das mídias sociais. Seu estado atual e o motivo pelo qual mesmo empresas consideradas bem-sucedidas tendem ao fracasso

Desta forma, Nils Anders, fundador do Brands Science Institute e organizador da Conferência Marketing 2.0, coberta pelo gerente de Comunicação Digital Wallace Baldo, da Ketchum Estratégia, com exclusividade, para a rádio Mega Brasil online, abriu o evento, que acontece esta semana em Paris.

A princípio desconsertante, o tema tem sido alvo de constantes discussões na #TL (timeline) do twitter. Envolve a questão de uma nova bolha, semelhante à que vimos e vivemos em 1999/2000. Desta vez, não seria sobre a internet como a conhecemos pela primeira vez, a web 1.0, mas sobre o fenômeno das mídias sociais, seu poder de engajamento e, consequentemente, dos resultados de negócios advindos da migração das ações de marketing das redes de broadcast para o socialcast.

Por ser um dos assuntos que podem movimentar o #congresso3em1 daqui a pouco mais de 50 dias, o #blog resume, a seguir, o conteúdo apresentado por Anders, que, segundo Wallace Baldo, resultou de um estudo feito pelo instituto.
• A quantidade de ações de mídias sociais que falham é de 87%.
• Este resultado ruim decorre de 79% das ações existirem sem política de moderação.
• 91% destas ações alocam orçamentos de forma equivocada.
• Além disso, 70% das empresas não definem objetivos de negócios com suas ações de mídias sociais.
• Por fim, existe pouco investimento das empresas em treinar quem vai usar as ferramentas das mídias sociais, gerando erros de ideia e estrutura.
O estudo revelou ainda que existe uma concentração enorme de resultados positivos de ações na mão de poucos: 7% das agências respondem por 89% das campanhas bem-sucedidas. Com isso, não é difícil concluir que marcas não alicerçadas por agências precisam tomar cuidado com as pessoas que contratam para cuidar de seus perfis em mídias sociais. "Afinal, se um planejamento fraco e a execução mal feita estão matando a web social, a reputação destas marcas também pode estar em perigo", disse Baldo, traduzindo Nils Sanders. (Texto de Vany Laubé, com base em podcast de Wallace Baldo, imagem de divulgação do site do evento)

Movimento Landell de Moura ganha data: assine e ajude a divulgar

A data de hoje - 30 de março de 2011 - entra definitivamente para a História do Brasil. Escolhida por várias instituições participantes, inclusive a Prefeitura de Porto Alegre, cidade onde nasceu o radialista, acaba de se tornar o Dia de Adesão em Massa ao Movimento Landell de Moura.

Iniciado em 21 de janeiro, como desdobramento da celebração do sesquicentenário de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura, o movimento passa a ter caráter nacional em prol do reconhecimento do padre-cientista como verdadeiro inventor do rádio.

Abaixo-assinado


Entre várias e louváveis iniciativas, o Movimento Landell de Moura é alicerçado ainda por um abaixo-assinado que até o fechamento deste post estava em mais de 4620 asinaturas. O documento será entregue às autoridades de Brasília para torná-lo oficialmente parte da História do País, ensinada no ensino básico escolar, tanto quanto a de Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Marechal Rondon e outros heróis nacionais.

A Mega Brasil Comunicação que, desde o início do ano, vem, por meio de seus veículos de comunicação off e online divulgando o selo e o link para a campanha de reconhecimento do padre Landell de Moura, sem falar na série de matérias e reportagens inteiras sobre sua história e feitos, convida a todos os leitores do blog e participantes do #congresso3em1 a integrar este movimento. Vote o abaixo-assinado e ajude a divulgar essa causa; a História do Brasil agradece.

O Movimento Landell de Moura já logrou em reconhecimento ao feito histórico do padre-cientista:
*Padre Landell já ganhou um selo dos Correios, pela passagem dos 150 anos de seu nascimento;
*Deverá ser declarado Herói da Pátria pelo Congresso Nacional, em projeto que
tramita na Câmara dos Deputados (já aprovado pelo Senado Federal);
*Receberá o título post mortem de Cidadão Paulistano, na Câmara Municipal de São Paulo;
*Já recebeu uma primeira adesão oficial do Ministério das Comunicações e do ministro Paulo Bernardo, que o reconheceu publicamente;
*Será alvo de exposições em São Paulo, em diversas praças públicas;
*Está sendo homenageado com uma série de atividades no Sul do País;
* Foi destaque de várias matérias na imprensa brasileira (Jornal Nacional, Jornal da Record, TV Brasil, CBN, Rádio Nacional, Rádio Globo, Zero Hora, Correio do Povo, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, entre outros).

Por fim, com esta iniciativa, nosso novo herói também já é foco de post em blogs de todo o País, com divulgação intensa em mídias sociais.