quinta-feira, 24 de março de 2011

Valores alinhados fazem Grupo Boticário bisar patrocínio master

A decisão da Mega Brasil Comunicação de juntar seus três maiores eventos num só, formando o #congresso3em1, tem-se mostrado acertada, como revelam as entrevistas publicadas aqui no blog.

Prova disso é o fato de também o Grupo Boticário, pela segunda vez, participar do evento consolidado como patrocinadora master. Para falar sobre a experiência da companhia, uma das pioneiras no conceito de sustentabilidade e mais inovadoras em empreendedorismo, respeitada em mais de 10 países onde se encontra, depois de 20 anos de atuação bem sucedida, o blog ouviu o gerente de Comunicação Corporativa, Sandro Rego (clicando em seu nome, há um link para uma entrevista dele sobre como a comunicação é desenvolvida na empresa).

1) Esta é segunda vez que O Grupo Boticário patrocina o evento. Por que master novamente?
Nossa empresa reconhece a importância da comunicação para o negócio. Isso, por si só, já justifica nosso patrocínio. Também existe uma coincidência muito feliz com o tema do congresso este ano – O Brasil sustentável e as novas fronteiras digitais e sociais da Comunicação Corporativa. Ele está totalmente alinhado à postura do Grupo, cujo negócio está alicerçado na sustentabilidade e no empreendedorismo.

2) Qual o entendimento para a sua empresa de sua participação neste Congresso?
O Grupo Boticário acredita na comunicação transparente como fundamental para o desenvolvimento das relações. A comunicação é tratada como ferramenta estratégica dentro da organização. Existe até um desdobramento internamente e entre as marcas de consumo que fazem parte do Grupo, justamente para assegurar que a comunicação funcione como catalisadora da informação de acordo com o perfil de cada área e seja conduzida de maneira adequada a cada necessidade.

3) O Grupo Boticário foi um dos pioneiros no uso da comunicação digital, não? Fale um pouco a respeito.
Reconhecemos o potencial da comunicação digital, principalmente das redes sociais. Nossa unidade de negócios O Boticário foi uma das pioneiras no monitoramento das informações postadas por internautas em canais deste perfil, iniciativa que começou em 2005. A experiência adquirida nestes seis anos de monitoramento deu à organização uma vasta noção da complexidade das fronteiras digitais e sociais da comunicação. O tema exige uma discussão mais aprofundada para que a condução das estratégias corporativas diante das novas ferramentas seja subsidiada por iniciativas inteligentes, estruturadas e adequadas, a fim de garantir que estas redes sociais sejam espaços de manifestações democráticas que beneficiem tanto internautas/consumidores quanto as empresas, estreitando, cada vez mais, a comunicação e o relacionamento entre estes dois universos.

3) Como sua empresa recebeu a união dos três congressos em um só?
Concentrar os temas em um único momento foi fundamental, pois dificilmente os profissionais da área têm oportunidade de estar em vários eventos. Além de otimizar o tempo, dá uma visão mais geral da comunicação para os profissionais da área. Também oportuniza a troca de impressões e experiências. O networking que este tipo de evento proporciona também é muito eficaz. A realidade da comunicação nas empresas exige cada vez mais profissionais antenados com as tendências e ferramentas, de uma forma ampla e global, não apenas com áreas específicas de atuação. Ter um momento em que a comunicação é discutida estrategicamente, conhecer o que outras grandes empresas estão fazendo e como os profissionais estão conseguindo superar os desafios da área é muito bacana. (Imagem: Márcia Toccafondo)