quinta-feira, 10 de março de 2011

Tendências e impactos das #SM nos negócios corporativos são temas de curso que abre #congresso3em1

Ele é autor de frases como “A internet é um nicho que pode ser cobrado” (Revista Negócios da Comunicação, no. 33/2009), “Não acredito mais nessa coisa do homem-orquestra, tendência que não se confirmou” (Revista Plug 4/8/2009) - referindo-se à imagem do repórter de redação multitarefa e outras, mais recentes e picantes, disponíveis em seu perfil no @marco_chia. O blog do #congresso3em1 tem o prazer de apresentar o jornalista Marco Chiaretti.

A ele caberá a importante tarefa de, no dia 24 de maio, de 9h30 às 12h, abrir oficialmente as atividades do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011, aplicando o curso Mídias Digitais e Sociais: a segunda onda. Guardado a sete chaves, o conteúdo do curso só deixou revelar como palhinha dois importantes pontos das mídias sociais que serão abordados: de um lado avanços e tendências; do outro, o impacto das transformações causadas pelo seu uso nas atividades corporativas e nos negócios empresariais.

Prazer em conhecer

Marco Chiaretti tem larga experiência quando o assunto são as mídias sociais e seu impacto no mercado. A maior parte de sua carreira passou dentro das Redações, onde viveu as transformações do jornalismo tradicional e sua entrada do mundo digital. Mais recentemente, integrou a equipe de uma agência de comunicação. Chiaretti gosta de se lembrar de quando ainda era foca, de fatos que marcaram uma época:

"Comecei como revisor na Abril, trabalhando e estudando. Uma edição da Veja em 1979 estampou dois títulos trocados, logo a Veja, que era revisada mais de uma vez. A matéria sobre a queda da inflação trocou de título com o texto sobre a volta aos céus de uma aeronave afastada das rotas aéreas. Enfim, na revista, a inflação decolava e o avião caía de novo. Imagino que algum leitor achou que a revista estava criticando a ditadura. Era só um erro. Ou vai ver foi um pequeno ato de crítica e heroísmo". O depoimento, ele escreveu ao se apresentar para assumir, em março de 2009, o cargo de Ombudsman, no Jornal do Campus, onde, inclusive, para os curiosos, há mais histórias como esta!

Experiência de vida jornalística, competência de anos de muita ralação em vários cargos, em especial na implantação de ambientes virtuais (o novo portal do Estadão, o portal Limão entre outros), e tendências não faltarão a quem se inscrever neste curso surpresa, que fala de uma segunda onda... qual será?

O blog do #congresso3em1 estará lá, cobrindo; não para entregar o jogo, porque o grande lance é assistir ao vivo e em cores. Mas, quem sabe até lá, a gente ainda não arranca mais algum #teaser do Chiaretti?