quarta-feira, 26 de maio de 2010

A sustentabilidade mora aqui. Mas este funil...


Passeando pelos corredores do Centro de Convenções Rebouças, os congressistas se deparam com "residuários giratórios" com oito faces. Ao virar o residuário, que lembra um totem, com um funil sobre ele, percebem-se aberturas laterais e voilá, descobrimos seu objetivo.

Trata-se de um depositário de vários tipos de lixo. Ele integra o programa re9 Reciclagem Total. Adotado pelo Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 por iniciativa da Boxnet e da Maxpresss e apoio da Abipet - Associação Brasileira da Industria de PET, este programa de sustentabilidade tem como meta reciclar até 90% de todo lixo produzido durante os quatro dias do evento.

Para garantir que todos entendam isso, a Helena foi designada para entregar um folheto e esclarecer algumas dúvidas, como "diabos, para que serve este funil?". Tudo internamente possui sacos plásticos devidamente acoplados para receber cada tipo de resíduo, seja vidro, papel, metal, material orgânico. "O funil é para aqueles que não terminam o conteúdo de um copo descartável. Antes de se desfazer do copo, ele joga o resíduo líquido no funil, para que, ao decartá-lo, não molhe os demais plásticos daquele reservatório". Não é #tudodebom?

Lojinha Mega Brasil: um pouco de tudo



Você pode adquirir o Anuário das Agências de Comunicação 2009/2010, pela metade do preço (a R$50,00) ou comprar A Trajetória de Octávio Frias de Oliveira, ambos editados pela Mega Brasil. Mas a lojinha localizada no andar 2 do Centro de Convenções Rebouças, tem muito mais.

É lá que ainda dá para se fazer a inscrição para um dos Workshops da programação, que ocorrem pela manhã, ao custo de R$ 300,00. Você também pode adquirir camisetas, bonés, cachecóis, bottons e uma série de outros artigos que, nesta época de Copa do Mundo, vão ser o maior sucesso. Por que? Adivinhe as cores oficiais da Mega Brasil...

Na foto, sentada, Li Anjos - a morena que cuida do Jornal da Comunicação em CNTPs (Condições Normais de Temperatura e Pressão). Em pé, fingindo que nada acontece ao seu redor, Carol Pedace. Além de também atuar no JCC, ela pilota uma coluna na Rádio Mega Brasil online. E, claro, como RP excelente que é, está cuidando muito bem dos apresentadores e convidados a workshops do evento.

O que os congressistas recebem



Em todas as edições, os participantes do Congresso Mega Brasil recebem uma pasta contendo material informativo sobre o evento. Este ano, porém, conjunto vem recheado de novidades, especialmente por concentrar um maior número de pessoas, algo perto de 1000 inscritos, e muitos deles de fora de São Paulo.

Além da programação, a antiga pasta, que a cada ano tem um formato diferente, virou, neste #congresso3em1 uma moderna mochila, superestilosa, com bolsos laterais para colocar garrafas d'água, celular ou até jornal enrolado. Internamente, partições garantem que cada coisa fique em seu devido lugar. Fácil para carregar toda a série de bugigangas que, com a era das mídias digitais, todos começam a ser obrigados a usar. De netbooks a cabos, extensões e máquinas fotográficas, cabe quase tudo nela.


Dicas de sobrevivência durante estes quatro dias


A caneta e o tradicional "Manual de Sobrevivência" já são conhecidos companheiros de quem sempre participa do Congresso, bem como os convites aos eventos especiais.
A diferença este ano está no recheio do "Manual de Sobrevivência", que traz importantes informações sobre perda de crachás e do material de congressistas, horário de funcionamento do maleiro, inscrições de última hora para Workshops, dicas de viagem, hospedagem etc., e, ao final, alinhada às tendências da sustentabilidade, oferecendo a opção do próprio Congressista baixar seu Certificado de Comparecimento pela Internet, a partir do dia 28 de Maio. Está tudo lá. Por isso, na dúvida, não hesite! Leia e se ligue!