terça-feira, 25 de maio de 2010

Os impactos das novas mídias no modelo de comunicação

Os jornais impressos irão migrar para a internet? Vamos ter um jornalismo 100% digital? Com estas questões provocativas o Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) abriu o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, nesta terça-feira (25/05), dando um panorama do que será discutido nos próximos quatro dias do evento e que o Jornal da Comunicação, da Mega Brasil está cobrindo oficialmente, com matérias elaboradas pela equipe já apresentada aqui.

Realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, até sexta-feira, dia 28, o “Congresso 3 em 1” bateu todos os recordes, seja em número de participantes, quanto de atividades programadas e de palestrantes.

“São mil profissionais participando de sessenta atividades, entre conferências, palestras (sete internacionais), wokshops, cursos e três eventos inéditos, além das setenta organizações que estão nos apoiando”, comemorou Marco Rossi, um dos sócio-diretores da Mega Brasil Comunicação. Nada mais apropriado para um encontro que se propõe a fazer um ciclo de completo de comunicação e oferecer ao mercado o que existe de mais moderno na indústria da informação, completou Eduardo Ribeiro, o outro.

Durante a Conferência Magna de Abertura, intitulada A Comunicação Digital e seus impactos na sociedade e no jornalismo, o Ministro Franklin Martins também destacou que os meios digitais estão ampliando o cenário da comunicação, mas a questão é avaliar o quanto as novas mídias online afetam os pilares da comunicação. Na avaliação do ministro, o grande problema é que as pessoas que fazem o jornalismo hoje ainda são formadas pensando na mídia impressa e fazem, na internet, uma extensão do que é publicado em papel. “O conteúdo que encontramos na mídia digital hoje nada mais é do que uma reprodução da mídia impressa, com todos os seus modelos e formas”, destacou.

Segundo Martins, desde sempre a indústria da comunicação produz informação para a massa consumidora e esse novo modelo digital provoca mudanças neste relacionamento. Hoje, existem vários canais de informação que permitem à população participar ativamente do processo de formação da notícia. “Dessa forma, o jornalismo passa a ser uma atividade pública e não privada. E precisamos desses espaços públicos para produzir a informação.” finalizou. (Texto de Ana Gabriela Craveiro).

Very Important People

Todo evento que se preza, inclusive um do porte de mais de 800 pessoas como este, tem gente que faz, gente que vem ver fazer, gente importante, gente que é VIP, gente que é superVIP e vem ser homenageafo, enfim, gente de tudo quanto é... tipo de gente.

Neste #congresso3em1, a concentração de talentos é de tirar o fôlego. E, como este blog tem, entre suas missões, ser um ponto de encontro do que obviamente não dá para ser publicado nas "mídias tradicionais", parafraseando a Neivia Justa, uma das colaboradoras desta equipe de cobertura, abrimos, com este post a seção "Caras" do blog:

* As "Gargantini Girls": Da esquerda para a direita: Fabiana Beirigo, Patrícia Mella, Patrícia Roque e Bárbara Girardi. As quatro estudam na FAM - Faculdade de Americana e são alunas de Cássia Gargantini, cuja empresa de Assessoria Imprensa é parceira editorial da Mega Brasil neste evento.



* O lado RP da Aeronáutica - na foto, o diretor da Mega Brasil, Marco Rossi, recepciona a Tenente e Relações Públicas Mirian Paulino Rocha, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, que teve grande participação na elaboração do filme que a sessão Cinema com Pipoca. Durante o evento, ela esteve com uma exposição sobre o trabalho que realiza na Aeronáutica:



Daqui a pouco tem mais...

Humor e descontração para aquecer as noites do "Congresso 3 em 1"

Muita coisa promete agitar as noites do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, este que está sendo conhecido como o #congresso3em1.

Hoje, estreia do megaevento, haverá o prêmio Personalidade da Comunicação. Este ano, o homenageado será J. Háwilla, presidente do Grupo Traffic e Rede Bom dia de Jornais, entre outros títulos.

Amanhã, 4a. feira, todos já sabem, tem sessão grátis de Cinema com Pipoca, conforme já anunciado aqui no blog.

O mais bacana é que à medida que os dias passam, os eventos noturnos vão ficando ainda melhores. No dia 27, 5a. feira, depois de uma apresentação sobre as novidades que a edição 2010/2011 do Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação vão trazer ainda em Dezembro, quando será publicado, a Mega Brasil vai presentear os participantes com um show imperdível de Maurício Menezes, da Rádio Globo do Rio. Ele virá a São Paulo especialmente para o evento, mostrando parte do seu "Plantão de Notícias", em que conta de forma bem humorada algumas das mais engraçadas gafes da imprensa - como aqui.



O Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 começou esta manhã, com o curso ministrado pelo Diretor da Consultoria Bites, Manoel Fernandes, sobre Como usar de forma eficaz a Mídia Social, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças e vai até sexta-feira, dia 28. Informações em (11) 5576-5600 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 5576-5600      end_of_the_skype_highlighting. (Texto de Silvia Giurlani e Vany Laubé)